Encontro com a Total

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) manteve um encontro na quinta-feira 17/09 com a Total, Companhia Petrolífera de Gás que opera em Cabo Delgado.

O encontro teve lugar nos Escritórios da ADIN e objectivo a interação das duas partes sobre o Plano de Recuperação e Reconstrução da Província pós-conflito.

Durante a interação, o PCA da ADIN diz ser prioritário no momento a recolocação da Administração Pública nos distritos afectados pelo Terrorismo, a recolocação dos serviços básicos a população, mas acima de tudo garantir segurança as pessoas para que estás se sintam seguras para regressar.

O ideal seria, quando as pessoas regressassem fossem receber talhões, para recomeçarem as suas vidas. – “Armindo Ngunga PCA da ADIN”

A Multinacional Francesa (Total) por sua vez, manifestou interesse de celebrar um Acordo de Cooperação através da Assinatura de um Memorando de Entendimento com a ADIN e nesta senda a mesma pretende apoiar o Governo na alocação de 16 compartimentos (Espaços Pré-fabricados) que podem ser usados para acomodação provisória da Administração Publica em alguns distritos.

A Total, afirma que pretende ainda reabilitar a estrada que Liga o Distrito de Metuge a Mahate (numa extensão de 40Km) e que neste momento decorre o processo de contratação de uma Empresa de Construção para efectuar o trabalho.