HELEN PATAKI VISITA SEDE DA ADIN EM PEMBA

De visita a província de Cabo Delgado, entre os dias 12 e 13, com o objectivo de inteirar-se das prioridades de desenvolvimento da província no geral e do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado nas zonas afectadas pelo Terrorismo em  particular.



Em princípio entende-se a visita como cortesia e retribuição, na sequência do encontro virtual que Helen manteve com o PCE da ADIN, Armindo Ngunga e dos encontros presenciais mantidos com senadores americanos em Maputo e não só, mas também de interação para entender em linhas gerais como a jovem ADIN pretende impactar o novo futuro que se oferece a Cabo Delgado e o Norte de Moçambique.

A visita da governante norte americana enquadra-se dentro da parceria estabelecida desde a criação da ADIN. Referir que, a USAID através do Programa SPEED+, foi quem financiou a Estratégia de Desenvolvimento Institucional (EDI), que lançou as bases para a elaboração da Estratégia de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte (ERDIN) ora em processo de validação.

Durante o encontro Helen, mostrou plena abertura da Agência que dirige em prestar apoio nas diversas atuações da *ADIN*. Visivelmente satisfeita com que viu e ouviu, instruiu a equipa que o acompanhava para programar uma missão a Pemba para divulgar os programas em curso e em carteira para a região Norte, e envolver a ADIN como forma de assumir o seu papel de Agência Promotora e Coordenadora do Desenvolvimento incluso e integrado da região Norte de Moçambique.

As áreas prioritárias da USAID para o norte são: descentralização, educação, saúde, água e saneamento, desenvolvimento local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *