63 anos da elevação de Pemba a categoria de cidade

Feliz dia da Cidade de Pemba  

História

Não há registo de ocupação permanente no período pré-colonial, sendo a área visitada por pescadores suaílis e malgaxes. A primeira tentativa de ocupação portuguesa apenas ocorreu em meados do século XIX com a construção de um fortim, que foi abandonado poucos anos depois.

A ocupação definitiva apenas viria a ter lugar em 1898 quando a recém-formada Companhia do Niassa, que detinha poderes de administração do território, elevou um pequeno posto comercial à categoria de povoação. Pouco tempo depois Pemba torna-se Porto Amélia em homenagem à última rainha portuguesa.

Com o fim da concessão da Companhia do Niassa em 1929, Pemba torna-se capital do recém-criado Distrito de Cabo Delgado. Este facto põe ponto final à transferência da administração portuguesa desta região da vila do Ibo para Pemba. Esta transferência correspondeu a mudanças no transporte marítimo – navios maiores – que beneficiavam das excelentes características do porto natural de Pemba, e à ocupação e exploração do interior do território, para a qual Pemba estava melhor localizada.

Porto Amélia foi elevada à categoria de vila em 19 de Dezembro de 1934 e a cidade em 18 de Outubro de 1958, regressando à designação Pemba depois da independência nacional.

2 thoughts on “63 anos da elevação de Pemba a categoria de cidade

  • 31 de Outubro, 2021 at 22:27
    Permalink

    É salutar verifocar que a página faz menção à celebração do dia da Cidade de Pemba. Oxalá que inclua a cidade de Pemba na estratégia de recuperação do Norte.

    Reply
  • 31 de Outubro, 2021 at 22:29
    Permalink

    É salutar verificar que a página faz menção à celebração do dia da Cidade de Pemba. Oxalá que inclua a cidade de Pemba na estratégia de recuperação do Norte.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *