Workshop do fórum Provincial de Reconstrução de Cabo Delgado

Teve lugar nesta segunda-feira, o workshop do Fórum de Reconstrução de Cabo Delgado orientado pelo Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, Antônio Supeia e o PCE da ADIN, Armindo Ngunga.

Na ocasião, Lizardo Narvaez Marulanda, apresentou o projecto de Recuperação da Crise do Norte (NCRP) a ser implementado no âmbito da emergências em Cabo Delgado com o orçamento dos 100 milhões financiado pelo Banco Mundial.

O projecto que tem aprovação do Governo de Moçambique conta com componentes ligadas a coesão social, reconstrução, água e saneamento. E 80% do financiamento total deste vai para componente de reconstrução das Infraestruturas danificadas, escritórios do Goveno, escolas, hospitais, entre outras.

Durante o encontro os membros da comissão de coordenação do projecto, deixam várias opiniões com vista ao melhoramento de aspectos ligados ao projecto. Uma das preocupações levantadas foi a necessidade de priorizar-se as reconstruções ao envez de montar módulos pré-fabricados ou acomodar escritórios provisórios. Na medida em que a aquisição leva quase o mesmo tempo que a construção.
-A reconstrução de espaços culturais e de Desporto.
-Contratação de mão-de-obra local.
-O Restabelecimento da rede elétrica.
-Abertura de Rádios Comunitárias etc.

Espera-se, que a aprovação final do projecto seja feita em Dezembro próximo pela Direção do BM e em Janeiro comece a implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *