ADIN beneficia 350 mil afectados pelo terrorismo com a provisão de kits de produção agrícola

A primeira entrega foi realizada nesta quinta-feira no Distrito de Ancuabe, Posto Administrativo de Metoro, localidade de Nanjua, numa cerimónia dirigida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, onde foram entregues kits agrícolas a 950 famílias de deslocados internos residentes na aldeia de Marokani.

Na ocasião, Celso Correia apelou as famílias beneficiárias para que produzam seus próprios alimentos e reduzam a dependência de ajuda humanitária para sobreviver.

Armindo Ngunga, Presidente da Comissão Executiva da ADIN, afirma que a acção renovará a esperança destas famílias e insta aos mesmos para que façam o bom uso dos insumos agrícolas.

São cerca de 12 mil toneladas de insumos, compostos por sementes de amendoim, milho feijões, gergelim, bem como fertilizantes, distribuídos aos deslocados, comunidades acolhedoras e áreas afectadas.

Na província de Cabo Delgado, o distrito de Mueda, a distribuição dos kits de insumos vai impactar cerca de 37 mil famílias. Chiúre, com 4 sites de reassentamento irá receber 6 mil kits; Ancuabe, com 2 sites, terá 5 mil kits; Metuge irá receber 4.5 mil kits para os 2 sites de reassentamento; Montepuez, com 4 sites, receberá 4000 kits; e Namuno irá receber 500 kits para 1 site. Nos próximos dias, a distribuição de kits deve chegar aos distritos de Muedumbe, Nangade e Quissanga.

Esta acção resulta do investimento do Governo, financiado pelo Banco Mundial, que prevê aplicar cerca de 35 milhões de dólares norte americanos no âmbito da operacionalização do Plano de Assistência Multiforme, no Norte de Moçambique.

O Governo planeia estabelecer pelo menos 35 locais de realocação com áreas agrícolas na Província de Cabo Delgado. Estes locais encontram-se em 11 distritos, nomeadamente Ancuabe, Balama, Chiure, Ibo, Mecufi, Meluco, Metuge, Montepuez, Macomia, Palma e Muidumbe.

Na Província de Nampula serão criados três locais de realocação, incluindo um grande local no distrito de Corrane que se espera acomodar a maioria dos deslocados internos de cinco centros de recepção estabelecidos nos distritos de Erati, Nacarôa e Meconta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *