Visita de Monitoria e Avaliação das actividades de reconstrução, no distrito de Quissanga

A *ADIN* visitou nesta segunda-feira, o distrito de Quissanga para fazer a monitoria e avaliação das actividades que estão a ser desenvolvidas pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em apoio a aquele distrito.


Na ocasião, a *ADIN* fez-se acompanhar pela chefe do PNUD em Moçambique Narjess Saidane, o chefe do escritório do PNUD em Pemba Florian Morier e por uma equipa técnica.
A equipa de trabalho escalou a aldeia de Muanja, que neste momento decorrem trabalhos de limpeza de terrenos, beneficiando um total de 50 cidadãos da localidade na componente de *dinheiro pelo trabalho (kesh for work)* dentre eles, 25 mulheres e 25 homens.

Outro local escalado foi a escola primária de Napuda, na localidade com o mesmo nome, que igualmente decorrem trabalhos de reabilitação da escola outrora vandalizada pelos ataques terroristas, neste momento as salas de aulas estão a ser pintadas, e nesta localidade também trabalham 101 moradores locais, na componente de dinheiro pelo trabalho.

Ainda no decorrer da visita, a ponte sobre o rio Montepuez mereceu igualmente atenção, pelo que as obras de construção desta também já se encontra em curso, uma acção levada a cabo pelo Governo (ANE).

A equipa escalou igualmente o Instituto Agrário de Bilibiza e ADPP, onde a *ADIN* pretendia mostrar o nível de destruição desta instituição de ensino como forma de através do PNUD mobilizar apoio, para a reabilitação da mesma. De seguida, a vila-sede do distrito foi a próxima paragem onde a equipa da *ADIN* e PNUD avançou até Tanganhaque e interagiu com as Autoridades locais, por forma a se inteirar das dificuldades que tem enfrentado, os mesmos queixaram-se de falta de apoio em alimentação e mostraram-se preocupados com a cobertura de suas casas em face à época chuvosa que se aproxima. Pediram igualmente o apoio em material de pesca, que é a principal fonte de rendimento naquele local.

No final da visita, a *ADIN* reuniu com as forças de defesa e segurança representadas pelo comandante distrital, na interação o comandante agradeceu pela visita, garantiu que a vila encontrava-se calma e controlada e anunciou alguns desafios que a força enfrenta, nomeadamente: a falta de água, a falta de meios circulantes para mobilidade dos militares, o fraco tratamento das doenças da população, que actualmente são tratados pela equipa médica militar.

Em resposta às preocupações levantadas, Narjess Saidane, chefe do PNUD em Moçambique garantiu dar seguimento aos trabalhos que estão a ser desenvolvidos, com especial atenção as preocupações levantadas. 
A missão terminou com a visita as infraestruturas do Governo danificadas mesmo na vila-sede, e o mercado do peixe, na aldeia de Quissanga-praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *