NO FECHO DO ANO, A ADIN RUBRICA TRÊS ACORDOS DE COOPERAÇÃO, FRUTÍFEROS PARA 2022

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte *(ADIN)*, celebrou a Assinatura de Memorandos de Entendimento com a Agronegócio para o Desenvolvimento de Moçambique (ADM), o Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e a Associação Xiyandla Xa Tiko (AXIXATI). A cerimônia teve lugar na manhã desta terça-feira em Maputo e foi orientada pelo Presidente da Comissão Executiva da ADIN, Armindo Ngunga.


Na ocasião, Armindo Ngunga afirmou que, a parceria com a ADM trará benefícios na promoção do desenvolvimento integrado da região Norte, tendo em conta as seguintes áreas prioritárias: Agricultura, Educação, Saúde, Energia (meios sustentáveis e independentes), Microcrédito (para apoiar pequenas empresas e agricultores a se reerguerem) e o Meio ambiente (questão de resilência às mudanças climáticas e redução da poluição).
“Congratulamo-nos pelo facto de, no âmbito do presente Memorando, a ADM comprometer-se a mobilizar recursos financeiros necessários para a concepção e implementação do Projecto de Desenvolvimento  relativamente às áreas de cooperação acordadas, cabendo a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte a coordenação e gestão do mesmo Projecto, facto que demonstra, de forma inequívoca, a base de benefícios mútuos em que se funde o presente Memorando de Entendimento” Disse o PCE da *ADIN*.


Tasuku Futamura, director da Agronegócio para o Desenvolvimento (ADM) na sua intervenção revela que parte dos projectos desta instituição são desenvolvidos e implementados na parte norte de Moçambique, daí reserva grande interesse e simpatia pela região. 
“Compreendemos que, por causa da situação que afecta a Província de Cabo Delgado desde 2017, muitas pessoas estão a enfrentar dificuldades e grande parte teve que abandonar suas casas e machambas em busca de lugares seguros, estando muitos agora em Centros de Apoio para deslocados. Sabemos que o governo de Moçambique está a trabalhar arduamente para apoiar estas pessoas, e sabemos também que a ADIN está na linha da frente das actividades e coordenação.

Apreciamos esses esforços e, por isso, buscamos, à partir deste Memorando de Entendimento,  nos juntar à estas actividades. Afirmou, Tasuku Futamura.
No seguimento das actividades e no acto da celebração do Memorando de Entendimento com o IPEME, o PCE da *ADIN* Armindo Ngunga diz, que a *ADIN* espera com o acordo: Promover a capacitação e assistência a empreendedores, MPME’s Rurais, associações e cooperativas que actuam na região Norte do País em temáticas empresariais e metodologias de assistência empresarial e Promover a assistência aos estudantes empreendedores.


Para Joaquina Daniel Gumeta, directora geral do IPEME, através do acordo rubricado com a *ADIN*, espera-se lançar bases para implementação de projectos estruturantes do IPEME,IP que contribuíram para promoção de iniciativas de gestão de rendimentos e auto-emprego, investimento para o desenvolvimento sócio econômico das comunidades através de pequenas e médias empresas e a integração dos grandes projetos econômicos na melhoria das condições de vida da população.


Por último, a *ADIN* celebrou a assinatura do Memorando de Entendimento com a Associação Xiyandla Xa Tiko (AXIXATI) que para o Presidente da Comissão Executiva, Armindo Ngunga significa a criação e fortalecimento de parceria entre as partes com vista a maior sinergia na implementação de projectos de desenvolvimento nas áreas sócio-cultural e artística no Norte do País e realização de acções humanitárias e de apoio para a reconstrução da Província de Cabo Delgado na área sócio-cultural e artística.
Ngunga termina, congratulando a AXIXATI representada pelo seu director executivo, Vitorino Edmundo Langa, por envolver os actores locais das Províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa na implementação dos Programas aprovados entre as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *