REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO FÓRUM PROVINCIAL DE COORDENAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE RECONSTRUÇÃO DE CABO DELGADO, POR OCASIÃO DA VISITA DE SUA EXCIA. ADRIANO MALEIANE, PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE A PROVINCIA DE CABO DELGADO

PEMBA, 10 DE NOVEMBRO DE 2022

O Ministro da República de Moçambique, Adriano Maleiane chegou na tarde desta quinta-feira, no âmbito da visita de trabalho a província de Cabo Delgado. 

Após a sua chegada, o Primeiro Ministro de Moçambique, Adriano Maleiane dirigiu a secção extraordinária dos Conselhos dos Serviços provinciais de Representação do Estado em nome do Secretário de Estado na província. E de seguida dirigiu a reunião do Fórum de coordenação e implementação do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado. 

Neste encontro estiveram presentes, membros e convidados permanentes dos serviços provinciais de representação do Estado E DO do CEP, Quadros da ADIN, representante das agências das Nações Unidas, representante das ONG’s nacionais e outros quadros convidados.

O objectivo deste encontro, era de se inteirar sobre o ponto de situação da implementação do PRCD, onde foi apresentado um relatório contendo toda a informação. 

Foram principais constatações:

– Em CD temos mais de 1 Milhão de pessoas deslocadas até ao momento correspondente a 244mil famílias;

– 50 mil famílias retornadas voluntariarmos as suas zonas de origem, correspondente a cerca de 199 mil pessoas, com destaque ao retorno aos distritos de Palma, Muidumbe, Quissanga, Mocimboa da praia, Macomia e Meluco.

– Em termos de assistência humanitária  os resultados da intervenção de parceiros é bom.

Ainda neste encontro os parceiros na sua intervenção garantiram que o relatório apresentado espelha a realidade vivida no terreno e aproveitaram a oportunidade de expor os desafios que tem encarrado na operacionalização das suas ações de assistência humanitária.

Armindo Ngunga, professor Catedrático e presidente da ADIN na sua intervenção apelou aos parceiros de cooperação para que em ocasião futuras possam canalizar o apoio directamente ao Governo, para que o seu uso vá de acordo com as reais necessidades da população e possa ser planificado e gerido da melhor forma.

Em resposta as constatações o primeiro Ministro Adriano Maleiane, apelou a todas entidades que compõem o fórum de reconstrução de Cabo Delgado para que continuem trabalhando para assistir à população vítima dos ataques terroristas. Maleiane mostrou-se igualmente preocupado com o alastramento dos ataques terroristas para zona sul de CD e apelou a vigilância.

Refira-se que ainda na senda da sua visita de trabalho a Cabo Delgado Adriano Maleiane pretende visitar o distrito de Palma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *