LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DE NAMINAUE, POSTO ADMINISTRATIVO DE MIEZE, DISTRITO DE METUGE.

METUGE, 19 DE NOVEMBRO DE 2022

A construção da infraestrutura enquadra–se no Projecto de Recuperação da Crise do Norte (NCRP) em Cabo Delgado, e tem um custo global de 200 milhões de Dólares, disponibilizados pelo Banco Mundial.

A obra será composta de um bloco de Consultas Externas e de uma Maternidade com os seguintes serviços: sala de tratamento de tuberculose, dois gabinetes de consultas, Laboratório, Farmácia, Sala de observação, sala de partos, puepério,  consulta de PAV, Lavandaria, Cozinha, duas residências do tipo II para os técnicos de saúde e um sistema de gestão de lixo hospitalar.

Este modelo de infraestrutura, foi recentemente actualizado com equipas nacionais e internacionais de forma a incorporar por um lado, os elementos que garantem a resiliência face dos desastres naturais resultantes de alterações climáticas que têm afectado o País e, por outro, para enquadrar aspectos da conjuntura actual recomendadas pela OMS.

A aldeia de Naminaue cuja população actualmente percorre cerca de 30 quilómetros para ter acesso a uma unidade sanitária, já constava na lista de lugares prioritários para a construção de um Centro de Saúde.

O Lançamento da primeira pedra foi procedido pelo Governador de Cabo Delgado Valige Tauabo e contou com a presença da ADIN (Coordenador do projecto) , O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) implementador, líderes comunitários e outros membros do Governo.

Na ocasião o Governador de Cabo Delgado recomendou a empresa contratada para a obra, que cumpra com o prazo de execução estabelecido no contrato e que garanta uma obra de boa qualidade.

O centro de Saúde de Naminaue terá o custo de 73 milhões de meticais e prazo de execução de 10 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *