UMA EQUIPA DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) EFECTUOU UMA VISITA A ADIN EM CABO DELGADO

PEMBA, 22 DE MARÇO DE 2023

A Equipa do Fundo Monetário internacional foi chefiada pelo Sr. Alexis
Meyer-Cirkel, Representante do FMI em Moçambique, que se encontra em Cabo Delgado no âmbito da avaliação do impacto do terrorismo na província e da dinâmica da construção e reabilitação com foco específico no desenvolvimento rural.

Alinhados ao pensamento da ADIN, o professor catedrático e presidente da ADIN Armindo Ngunga, apresentou no encontro a visão da agência que dirige sobre o desenvolvimento na região, tendo em conta os desafios que tem tido na aceleração do processo de infraestruturação dos assuntos humanos na região e a melhoria da habitação rural.

Armindo Ngunga falou da sua experiência na gestão de deslocados desde o pico do terrorismo até a estratégia desenhada para prover todos os serviços básicos e a construção de habitações nas aldeias, para que o cidadão se sinta cômodo nestas aldeias e não sinta necessidade de lotar as zonas urbanas a procura de tais serviços essenciais ou regressem as zonas de origem onde perderam tudo. Ngunga, também destacou o ordenamento territorial como um dos factores principal desta visão.

A ADIN defende que o desenvolvimento deve ser olhado na pessoa humana porque um indivíduo pobre é aquele que não possui um teto. Daí que a instituição faz um trabalho de mobilização de parceiros para imigrar neste pensamento e assim ajudar à população, sobretudo os deslocados a construírem suas próprias casas resilientes ao envez de se abrigarem em tendas temporárias.

Com esta partilha de informação, ideias e pensamentos, o FMI acolheu de bom agrado, prometendo continuar a interagir com a ADIN para possível apoio neste processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *