CHAMADA À MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE – MOÇAMBIQUE

O GCERF é um fundo global, sediado na Suíça, que apoia iniciativas locais a nível comunitário que abordam os fatores de extremismo violento e reforçam a resiliência contra agendas extremistas violentas.
O Governo de Moçambique recuperou o acesso a algumas zonas afetadas e a situação de segurança melhorou a partir de 2021, quando foi restabelecido o acesso a Mocimboa da Praia. As pessoas deslocadas internamente (IDPs) estão a regressar gradualmente às suas comunidades de origem. Estas direções positivas apresentam oportunidades para a introdução de programas de ajuda, reconstrução e desenvolvimento. Neste contexto, o Governo de Moçambique (GdM) e o Fundo Global para o Engajamento Comunitário e Resiliência (GCERF) estabeleceram uma parceria para prevenir o aumento do extremismo violento no Norte de Moçambique. O investimento do GCERF visa apoiar a resiliência das comunidades do Norte de Moçambique às práticas de recrutamento e radicalização dos grupos extremistas violentos, através do reforço da coesão social e da criação de alternativas económicas que impeçam os grupos extremistas violentos de explorar, radicalizar e recrutar.
O GCERF financia as OSC, diretamente ou em consórcio, para implementar iniciativas destinadas a prevenir o extremismo violento. As subvenções dos consórcios são geridas pelos “Recipiente Principais” (RP), que são os destinatários legais do financiamento do GCERF e que depois desembolsam os fundos e prestam apoio aos “Sub-Destinatários” (SR). Os “Destinatários” do financiamento do GCERF incluem: ” Recipiente Principais” e “Sub-Receptores” no contexto de uma subvenção a um consórcio, e “Bolseiros Diretos” que recebem financiamento do GCERF mas não lideram um consórcio.
O objetivo da presente Chamada à Manifestação de Interesse (CMI) é que os candidatos demonstrem que satisfazem os pré-requisitos do GCERF para receber financiamento e que possuem experiência técnica, de gestão e administrativa suficiente para implementar eficazmente um projeto que procurará resolver os problemas descritos abaixo.
Os formulários de candidatura recebidos serão avaliados com base em critérios normalizados e os candidatos serão devidamente informados se os seus projectos propostos passarão à fase seguinte de avaliação, que incluirá o trabalho com o GCERF para acrescentar mais pormenores à conceção e ao orçamento do projeto.
Todas as manifestações de interesse devem ser devidamente preenchidas e enviadas por via eletrónica para call.mozambique@gcerf.org até 11 de agosto de 2023. O correio eletrónico deve incluir “EOI MOÇAMBIQUE” na linha de assunto. Se não o fizer, poderá comprometer o processamento da sua candidatura. Os candidatos pré-seleccionados serão contactados para participarem numa avaliação de due diligence.
Haverá uma sessão de perguntas e respostas (online) em linha para os potenciais candidatos na segunda-feira, 24 de julho, às 10:00 C-EST (mesma hora que Maputo) no seguinte link:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *