AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A conservação do meio ambiente e a sustentabilidade são prioridades essenciais para a ADIN.

A redução na disponibilidade de recursos naturais e o consequente aumento dos custos colocam a busca pela eficiência no topo da nossa agenda. Soma-se a isso a crescente preocupação com as repercussões das actividades econômicas sobre o meio ambiente e com as mudanças climáticas.

A economia de baixo carbono e a economia circular, bem como as novas tecnologias e modelos de gestão a elas relacionadas, estão em destaque na agenda da competitividade.

A nossa ideia é depender menos de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Queremos activamente junto aos nossos parceiros de cooperação, desenvolver projectos focalizados na preservação e conservação do meio ambiente, redução nas emissões de gases de efeito estufa com acções que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adopção de medidas efectivas contra mudanças climáticas.

Licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental de qualidade é fundamental para o desenvolvimento da actividade econômica. O desafio é adequá-lo às melhores práticas, de modo a eliminar as disfunções que comprometem a qualidade do meio ambiente e que geram obstáculos desnecessários ao funcionamento pleno da economia.

Recursos hídricos

É estratégico para a ADIN o investimento em soluções colaborativas na gestão das águas que nos permitam abastecer as cidades, gerar energia, produzir alimentos e desenvolver o setor industrial sem que sejam comprometidos os recursos ambientais e os ecossistemas sensíveis.

Florestas

Moçambique possui uma grande cobertura florestal. A expansão das áreas de concessões florestais, pautadas na gestão florestal sustentável, é uma oportunidade para a ampliação da oferta de madeira tropical de florestas nativas e uma importante estratégia para conservação das áreas florestais remanescentes.

Sendo prioritário incrementar as actividades geradoras de rendimento para o sector familiar agrário, pequeno e médio, associações de produtores, processadores e comerciantes envolvidos na produção agro-zootécnica e florestal (cadeias de produção de valor da madeira, horto-fruta, avicultura, oleaginosas, rações, leite e derivados). Através do:

  • Potenciamento das capacidades empresariais de micro, pequenas e médias empresas e associações de produtores.
  • Melhoramento da qualidade e disponibilidade dos serviços não financeiros.
  • Capacitação dos SDAE na programação económica e territorial.
  • Integração dos SIG de florestas e cadastro rural.
  • Melhoramento da capacidade de gestão de Terra e Florestas.
  • Potenciamento das Comunidades na gestão dos recursos naturais.

Focamo-nos na conservação da fauna e flora nativa e atendimento das exigências legais quanto aos potenciais impactos de empreendimentos.

Investimos em diagnóstico, catalogando a diversidade de espécies animais, bem como para a avaliação de impactos e o monitoramento e gestão da fauna bravia nas áreas de influência de qualquer empreendimento.