Cabo Delgado

A província de Cabo Delgado está situada na região norte de Moçambique, fazendo fronteira, a norte com a Tanzânia, da qual está separada pelo rio Rovuma, a oeste com a província do Niassa e com a província de Nampula a sul, na outra margem do rio Lúrio. A este o limite é o Oceano Índico. Possui uma superfície de 82.625 Km², correspondendo a 10,34% da superfície nacional e com cerca de 4,760 Km² de águas interiores.

A Província divide-se em 17 distritos: Ancuabe, Balama, Chiúre, Ibo, Macomia, Mecúfi, Meluco, Metuge, Mocímboa da Praia, Montepuez, Mueda, Muidumbe, Namuno, Nangade, Palma, Quissanga e Pemba (sua capital).

Demografia

De acordo com os resultados do Censo de 2017, a província tem 2 333 278 habitantes em uma área de 82 625km², tendo assim, uma densidade populacional de 28,2 habitantes por km². Sendo que 51,5% da população é do sexo feminino e 48,5% do sexo masculino

Economia

As comunidades de Cabo Delgado enfrentam problemas relacionados com o desemprego para jovens, resultando em migração das áreas rurais. Nesta província, a agricultura, pecuária e o comércio são as principais fontes de renda. As comunidades chamaram atenção para a necessidade de se investir na formação técnico-profissional, tendo como foco estes sectores.