Habitação

Infra-estruturação habitacional

A perspectiva da ADIN é de rever o paradigma de assentamentos rurais através da infra-estruturação onde, a aldeia fica devidamente planificada, famílias alocadas em talhões, arruamentos numerados, abastecimento da água canalizada, espaços públicos iluminados.

Uma aldeia com centros comunitários, escolas e centros de saúde próximos, áreas para questões sociais (cemitérios e cultos) devidamente identificadas e com área comercial, de lazer e expansão claramente marcadas.

Em suma, pretende-se a infra-estruturação das actuais aldeias rurais dispersas em povoações, para aldeias modernas onde a pessoa humana é identificável e desfrute de uma habitação dignificante.

Marrokani – Um modelo de aldeia moderna

É com o desígnio de colocar na vanguarada de desenvolvimento rural, em termos de aldeias de nova geração, que a ADIN mobiliza apoios para a infraestruturação de Marrokani.

Um projecto que, enquanto atenua as desigualdades territoriais, se traduz na consolidação do bem-estar, contribui ativamente para a competitividade da Região para o desenvolvimento da economia local e nacional.

  • Aldeia de Marrokani
    Aldeia de Marrokani
  • Aldeia de Marrokani
    Aldeia de Marrokani
  • Aldeia de Marrokani
    Aldeia de Marrokani
Criação de empregos

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte preocupando-se com a criação de autoemprego, sobretudo para os jovens. Neste contexto o crescimento da Aldeia dos deslocados em Marokani, no Distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado, está a se beneficiar com os esforços programáticos da Agência para geração de renda, com vista a impulsionar o empreendedorismo na camada jovem e mantê-los ocupados, distantes da associação a actos destrutivos.

A ADIN para tornar o autoemprego uma realidade efectiva na aldeia de Marokani tomou as seguintes acções:

  • Distribuição de galinhas poedeiras para criação de pintos e comércio de frangos e ovos para o consumo;
  • Apoio aos pequenos panificadores jovens na instalação de fornos;
  • Apoio aos jovens com maquinarias para o fabrico de tijolos;
  • Apoio com máquinas de costura para implantação de pequenas oficinas de corte e costura;
  • Apoio aos pequenos carpinteiros;
  • Concessão de machambas para produção de produtos de primeira necessidade para a comercialização e consumo.

Comunicação e gestão do risco de desastres naturais

A região norte, tal como o país em geral, é vulnerável a desastres naturais. A precaridade das infra-estruturas de comunicação tem estado na base da severidade destas sobre as vidas humanas e infra-estruturas económicas e das famílias.

Por outro lado, nota-se na região gritante fraqueza ou inexistência de infra-estruturas para as telecomunicações, radio e da televisão que alcance as comunidades em língua e linguagem do seu domínio.

O funcionamento eficaz destes serviços contribui significativamente para as populações rurais para quebrarem o ciclo da pobreza observando as melhores práticas de construção da habitação, de cultivo, e venda e de técnicas de cultivo de habilidades. Por isso, a ADIN, pretende trabalhar tanto com as entidades públicas e privadas para reforçar e expandir a prestação destes serviços.