Nampula

Localizada no nordeste de Moçambique, a província de Nampula faz fronteira a norte, através do rio Lúrio, com as províncias de Cabo Delgado e Niassa. A sudoeste está separada pelo rio Ligonha da Zambézia, encontrando-se a este com o Oceano Índico. Esta é a província com maior densidade populacional.

Com uma área de 81 606  km², esta está dividida em 23 distritos: Angoche, Eráti, Ilha de Moçambique, Lalaua, Larde, Liúpo, Malema, Meconta, Mecubúri, Memba, Mogincual, Mogovolas, Moma, Monapo, Mossuril, Muecate, Murrupula, Nacala Velha, Nacala Porto, Nacarôa, Rapale, Ribáuè e Nampula (que é a capital da província e também conhecida como a capital do norte).

Demografia

De acordo com os resultados do Censo de 2017, a província de Nampula tem 6 102 867 habitantes em uma área de 81 606 km², e, portanto, uma densidade populacional de 74,8 habitantes por km², a maior do país. Quanto ao género, 51,8% da população era do sexo feminino e 48,2% do sexo masculino.

Economia

A sua economia está essencialmente ligada à agricultura, especialmente a produção de castanha de caju, algodão e tabaco, assim como a pesca e ao garimpo.

Existe a necessidade de se desenvolver a indústria agricula e pesqueira, incluindo maior investimento e transferência de tecnologias para a pesca artesanal e o pequeno agricultor.