Niassa

A província do Niassa está localizada na região norte de Moçambique, e tem fronteira, a norte com a Tanzânia, a sul com as províncias de Nampula e Zambézia, com a província de Cabo Delgado a este e a oeste com o Malawi, com o qual também divide o Lago Niassa, um dos Grandes Lagos Africanos. Esta é a maior em termos de área com 122.827 Km².

A província está dividida em 16 distritos, respectivamente: Chimbonila, Cuamba, Lago, Majune, Mandimba, Marrupa, Maúa, Mavago, Mecanhelas, Mecula, Metarica, Muembe, N’gauma, Nipepe, Sanga e Lichinga (capital).

Demografia

De acordo com os resultados finais do Censo de 2017, a província tem 1 713 751 habitantes numa área de 129 056km², e, portanto, uma densidade populacional de 13,3 habitantes por km², a menor entre as províncias do país. Quando ao género, 51,4% da população era do sexo feminino e 48,6% do sexo masculino.

Economia

A estrutura económica da província é essencialmente agrícola, seguida da pesca. A agricultura tem um peso em cerca de 80%, constituindo a maior e principal fonte de emprego e renda familiar.

Em termos de crescimento económico, as comunidades sublinharam a necessidade de existir intervenções nas áreas de mercado e na indústria agrícola, de modo a estabilizar os preços e melhorar o acesso ao mercado. Para além disso, as comunidades sugeriram que se criasse centros de desenvolvimento agrícola, com capacidade de assegurar armazenamento, formação e insumos para agricultores locais.