O Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, manteve ontem, 05 de Março, em Maputo, um encontro com a representante da Fundação Moçambique LNG, Narges Saidane, para a coordenação de acções com vista ao desenvolvimento sustentável do Norte de Moçambique. Na ocasião, as duas instituições passaram em revista os processos em curso, por um lado a restruturação da ADIN no contexto da aprovação dos novos Estatutos pelo Conselho de Ministros e as orientações deixadas pelo Presidente da República no âmbito da sua recente visita à Província de Cabo Delgado. O Presidente da ADIN referiu-se ainda às atribuições da ADIN, sublinhando o papel de coordenação de todos os projectos de desenvolvimento do Norte de Moçambique, tendo na ocasião convidado a Fundação a contribuir para a implementação do Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte (PREDIN).
A Fundação Moçambique LNG fez referência aos processos de constituição e consolidação em curso, bem como dos projectos em implementação nos sectores essenciais de actividade, com destaque para a saúde e educação.
As duas instituições acordaram em criar equipas bilaterais para dar seguimento ao processo que levará à assinatura de memorando de entendimento, para além de acordar sobre os mecanismos que levarão à realização de intervenções em áreas cruciais para o desenvolvimento, como são os casos da agricultura e das infraestruturas básicas, com destaque para as vias de acesso, de modo a facilitar a mobilidade e o escoamento da produção agricola.
A Fundação Moçambique LNG mostrou interesse em aprofundar sobre as linhas de intervenção do PREDIN, com vista a definir as melhores formas de integração e contribuição para os resultados do Programa.