Na sequência da parceria entre a ADIN e a Cooperação Alemã em Moçambique, está em curso o trabalho preparatório visando a implementação de dois projectos no norte de Moçambique, nomeadamente o “Nexus Norte II – Apoio a pessoas deslocadas à força e comunidades locais no Norte de Moçambique” e o Projecto Participação Inclusiva na Paz e na Segurança (IPPS). As equipas das duas instituições reuniram-se esta terça-feira (15.04) para coordenar acções com vista a garantir o alcance dos resultados esperados na implementação dos dois projectos.
O “Nexus Norte II baseia-se nas lições aprendidas na implementação da componente nacional do Nexus Norte, na sua primeira edição, e tem como objectivos melhorar as condições de vida de pessoas deslocadas e membros de comunidades de acolhimento, especialmente mulheres e jovens, em comunidades selecionadas no norte de Moçambique. O IPPS por sua vez, pretende reforçar o papel dos intervenientes regionais e locais, estatais e não estatais na zona fronteiriça de Moçambique e Tanzânia para implementar abordagens inclusivas destinadas para reforçar a resiliência e no combate ao extremismo violento (P/CEV).
O Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, falando na abertura da agenda trabalhos, enalteceu a história das relações entre as duas instituições, referindo-se à necessidade de aprimorá-las de modo a obter resultados que beneficiem, cada vez melhor, à população da zona Norte.

