O Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro reuniu-se esta quarta-feira (02/06) com o Embaixador da República da Coreia BOK WON KANG para passarem em revista as acções e perspectivas sobre o desenvolvimento do Norte de Moçambique. O encontro enqudra-se no âmbito da identificação de acções concretas para materializar projectos e reforçar as relações de cooperação entre o Governo Coreano e o Governo de Moçambique, que na região Norte contam com a coordenação da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte.
O Embaixador da República da Coreia visitou Cabo Delgado, para de entre outras acções, assistir à doação de 5 mil toneladas de arroz as populações deslocadas. Para o efeito, a Embaixada da Coreia conta com o apoio da coordenação da ADIN e o PMA como Agência de implementação para fazer a distribuição do alimento.
O Embaixador da República da Coreia referiu que o seu país dá importância a projectos de longo prazo e sustentáveis virados a formação técnica e capacitação dos jovens. Por sua vez, o Presidente da ADIN falou das prioridades de desenvolvimento da região norte de Moçambique, destacando o desemprego como o maior desafio.
Refira-se que a República da Coreia está a implementar diversos projectos nas áreas da saúde, resiliência a desastres e segurança alimentar. E, através do financiamento da Agência de Cooperação Coreana (KOICA), implementado pela ONU-Mulher em Coordenação com a ADIN, está em curso o projecto “Recuperação sócioeconómica e a resiliência das mulheres e raparigas deslocadas e retornadas no Norte de Moçambique”.