Ministro de Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, reuniu-se, esta Sexta-feira, com a equipa da ADIN para uma actualização sobre as actividades em curso e a estratégia para o desenvolvimento do Norte de Moçambique.
Durante o encontro, o Ministro recordou à equipa que o papel do MPD é dinamizar o desenvolvimento social e económico, sendo responsabilidade da ADIN o papel de operacionalizar esse processo através de acções concretas, sobretudo na implementação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL). O Ministro referiu que a “ADIN tem um papel importante na verificação da alocação do fundo e na monitoria da implementação dos projectos para garantir melhores resultados, incluindo a promoção do conteúdo local”, referiu. Salim Valá referiu que o Norte de Moçambique possui vários recursos que deverão ser melhor explorados com vista a contribuir para o desenvolvimento da região. O Dirigente considera que a ADIN recrutou bons técnicos e esse é um requisito importante para garantir bons resultados, sendo que o País deve sentir isso através das acções concretas e dos resultados no terreno. Apelou para que a equipa pudesse inovar, devendo para isso ter uma clareza conceptual e prática sobre o significado de inovar no contexto do desenvolvimento da população local.
O PCE da ADIN fez uma apresentação detalhada sobre todos os projectos em curso no Norte e o estágio de implementação, falou dos desafios e das estratégias em curso com vista a uma melhor coordenação dos processos. Referiu-se às atribuições reforçadas da ADIN, no contexto da aprovação dos novos estatutos pelo Conselho de Ministros, que atribuem responsabilidade de coordenação e monitoria de todas as acções orientadas para o desenvolvimento do Norte, incluindo a prerrogativa de implementar projectos.


