A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) assinou hoje, 17 de Setembro, na Cidade de Pemba, um memorando de entendimento com a Mozparks, uma organização de desenvolvimento económico especializada no desenvolvimento e gestão de parques industriais, aldeias de PMEs e zonas económicas sustentáveis.
O memorando tem por objetivo estabelecer a cooperação entre as duas instituições, com vista ao desenvolvimento dos Parques do Norte, respeitando os seguintes pilares: Ligar os principais projectos estratégicos da região; Desenvolver Parques Industriais e aldeias de PMEs na Região Norte; conceber e promover soluções de conteúdo local; Desenvolver soluções de estágio e empreendedorismo para jovens, bem como Desenvolver e implementar estratégias de marketing de destino.
Com esta parceria, as partes pretendem alcançar impactos transformadores atingindo: mais de 100 mil empregos para jovens; geração de rendimento para 300 mil cidadãos; a industrialização acelerada das Províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado; Promoção do investimento produtivo; e Desenvolvimento comunitário sustentável.
O Presidente da Comissão Executiva da ADIN, Jacinto Loureiro, referiu que o memorando reflecte a união de sinergias e a visão das duas instituições para a criação de parques industriais organizados na região Norte e desta forma poder tirar maior proveito dos grandes Projectos que exploram recursos nesta parcela do país.
“Ao lado da MozParks, a ADIN compromete-se a coordenar com todos os intervenientes – desde o Governo às agências internacionais, passando pelo sector privado e sociedade civil – para garantir que a visão de industrialização inclusiva se torne realidade” referiu o Presidente da ADIN.
Por sua vez, o representante da Mozparks, sublinhou que o memorando vai permitir a geração de mais oportunidades de emprego para os jovens de Cabo Delgado, em particular, e da região Norte, em geral.