A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e a organização internacional Interpeace assinaram um memorando de entendimento que marca o início da implementação do Projecto RISE-PS – Reforço da Resiliência e Promoção da Estabilidade no Norte de Moçambique.
O acordo insere-se no quadro do financiamento disponibilizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento ao Governo de Moçambique para promover a estabilidade e o desenvolvimento sustentável nas províncias do norte. Para além do acordo macro, assinado entre o BAD e o Governo de Moçambique, este memorando estabelece a cooperação directa entre a ADIN e a Interpeace, entidade que irá apoiar a execução técnica do projecto.
Durante o acto, o Presidente do Conselho Executivo da ADIN, Jacinto Loureiro, falou da importância estratégica desta parceria, pois ela representa “uma nova etapa” nas relações institucionais e um grande ganho para a ADIN. Segundo referiu, o memorando prevê a integração de uma equipa técnica de alto nível, com base em Cabo Delgado, que irá apoiar a Agência na mobilização de recursos e na identificação de novas oportunidades de investimento.
“São técnicos que vão trabalhar não só em Cabo Delgado, mas também estarão outros colocados em outras partes do mundo, na Austrália, na Suíça, a fazerem o mesmo trabalho para a ADIN. Portanto, é um grande ganho para a ADIN. Esperamos que, quanto a nós, nosso comprometimento vai ser total para que esta relação cresça a cada dia que passa.”, afirmou Jacinto Loureiro.
Por sua vez, a Directora de Programas da Interpeace, Renée Larivière, manifestou satisfação pela formalização desta parceria, que vai realçar o potencial para consolidar a paz e promover o desenvolvimento sustentável no país. “É uma honra firmar este compromisso estratégico. Esta aliança entre a ADIN e a Interpeace constitui o primeiro passo para Moçambique consolidar a paz e demonstrar ao mundo como é possível unir o sector privado, a sociedade civil, as comunidades e o Estado em prol de uma prosperidade e paz duradoura”, declarou.
Com a criação da unidade de implementação do Projecto RISE-PS, sediada em Pemba, o memorando simboliza um avanço concreto no reforço da resiliência e estabilidade nas regiões mais afectadas por desafios socioeconómicos e de segurança no norte de Moçambique.