A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) realizou nesta sexta-feira em Pemba, a Primeira Edição do Workshop “Harmonizando os mecanismos de coordenação para acelerar a reconstrução e o desenvolvimento do Norte” com o objectivo de Divulgar os resultados dos programas e projectos em curso no quadro dos Programas de desenvolvimento em curso na região.
Na ocasião, o Secretário de Estado na Província de Cabo Delgado Fernando Bemane de Sousa, afirmou estar satisfeito pelos esforços visíveis da ADIN, na mobilização de recursos para implementar projectos na Região Norte de Moçambique e apelou aos parceiros de cooperação a acelerar os resultados dos programas de Desenvolvimento da província.
O encontro que contou, para além do Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, com a Directora Nacional de Planificação do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD), Cristina Matusse e o Director Provincial da Indústria e Comercio em Representação ao Governo da Província de Cabo Delgado, Agências das Nações Unidas, sector privado, entidades implementadoras de programas coordenados pela ADIN e outros segmentos da sociedade.
No encontro a ADIN lançou a Plataforma de Coordenação e apresentou o Sistema de Gestão de Projectos do Norte (SGPN) uma ferramenta essencial para reforçar a transparência, a coordenação e o impacto das ações de desenvolvimento no norte de Moçambique.
Por sua vez, o Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro lembrou aos participantes do encontro que a região norte enfrenta desafios complexos — desde a persistência de focos de instabilidade e deslocamentos populacionais até à limitação de recursos e vulnerabilidades ambientais. Contudo, também testemunha progressos encorajadores, tais como comunidades que se reerguem, projectos produtivos que criam emprego e rendimentos e um crescente sentido de esperança e coesão social. “A coordenação integrada e a cooperação entre todos os actores constituem a chave para acelerar o desenvolvimento e consolidar a paz e a resiliência de comunidades”, referiu.
Durante o evento a ADIN e seus parceiros de implementação de programas apresentaram resultados e impactos económicos e sociais das suas intervenções em Infraestruturas, recuperação económica, geração de emprego e renda, reforço da resiliência, coesão social e direitos humanos.
O evento serviu também para reafirmar o mandato da agência como entidade coordenadora de projectos de Desenvolvimento da Região Norte de Moçambique com atribuições revistas através do Decreto n.º 85/2024, de 25 de novembro. A ADIN lançou o convite para todas as organizações a se inscreverem na Plataforma de Gestão de Projectos do Norte, bem como apresentar resultados concretos de todas acções de Desenvolvimento em curso e refletir sobre os mecanismos de aceleração dos que ainda se encontram com baixa execução.
As instituições convidadas participaram também de uma feira de exposição, um espaço reservado para exibição do seu potencial econômico através dos seus productos e serviços.