A Vila Sede Distrital de Palma, no extremo norte da província de Cabo Delgado, é palco desde este sábado de um torneio de futebol denominado Bola da Esperança.
A prova que envolve oito equipas, quatro das quais femininas, é promovida pela ADIN, Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte e a Fundação Azul com apoio da GIZ no âmbito do projecto APPS, cuja disputa termina a 22 de junho próximo.
Falando na cerimónia da abertura da prova, Nocif Magaia, representante da ADIN, afirmou que a bola da esperança que pela primeira vez se disputa em Palma, depois de Ancuabe, um dos distritos que acolhe as vítimas do terrorismo, é um torneio motivador no processo de retorno voluntário da população às zonas de origem.
“Queremos pedir a todos para participarem ativamente neste processo. Nós, como ADIN, queremos nos comprometer a estender o programa Bola da Esperança, para todos os outros distritos que ainda não têm este programa, mas também a promover outras modalidades desportivas para além do futebol durante o ano”
Feliciano Adanásio, gestor júnior da Fundação Azul, disse que o evento representa um símbolo da paz, união e reconstrução.
“Sabemos que Palma já enfrentou dificuldades, mas também sabemos que Palma é feita de gente forte, resiliente e generosa. É exatamente essa força que está na bola da esperança. A cada passe, cada golo, estaremos não só a jogar futebol, mas a reconstruir pontes, a restaurar confiança, a celebrar a vida em comunidade”
“Queremos que este campeonato deixe uma marca duradoura no distrito de Palma, não apenas nos campos, mas nos corações de cada um de nós presentes neste local. Acrescentou”
Por sua vez, o Diretor Provincial da Juventude, Emprego e Desportos, Jonas Abujate, reiterou que o Governo irá continuar a potenciar o desporto para o bem-estar da população e desenvolvimento da província.
“O torneio Bola de Esperança é um exemplo de que o quão desporto é importante na promoção do espírito patriótico e de coesão social. Cumpre-nos nesta altura informar que o Conselho Executivo Provincial identifica-se com a iniciativa que hoje inicia e agora estamos a testemunhar com o compromisso de fazer o devido acompanhamento. O Conselho Executivo Provincial e os seus parceiros potenciam a prática desportiva, principalmente nas camadas juvenis. Esta é a melhor arma para que os jovens não sejam desviados para eventos adversos como o terrorismo e outros males.