Empresas do Norte reportam impactos positivos do apoio do Conecta negócios

As empresas do Norte reportam sobre os impactos positivos do apoio do conecta negócios, uma iniciativa coordenada pela ADIN no norte de Moçambique. Trata-se de 26 empresas para as quais foi aprovado um financiamento global de 8.528.602 dólares americanos (equivalente a 544.983.908,9 Meticais), no âmbito da operacionalização da III Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), enquadrado no Conecta Negócios

O Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID) é uma plataforma de financiamento às iniciativas do Sector Privado, com uma abordagem de ligações empresariais inclusivas, focado para a melhoria do acesso aos mercados das MPME’s, através de investimentos privados e públicos complementares, orientados pela demanda.

 

Madopera Comercial reforça capacidade de produção

Na vila sede do distrito de Chiúre, Província de Cabo Delgado, a Madopera Comercial está a construir uma nova unidade fabril que aumentará a capacidade de processamento de milho de 10 para 50 toneladas por dia, com financiamento do projecto Conecta Negócios.

“Conseguimos abastecer quase metade da província. E distritos circunvizinhos, como Nacaroa, Namapa, até Namialo, consomem o nosso produto. E, quase em Pemba, na cidade de Pemba, temos lá ́ o nosso produto”, afirmou Conde Abreu, Director-Geral da Madopera Comercial. A fábrica vai gerar 70 empregos, contra os 16 actuais, e o apoio inclui a aquisição de um tractor e uma nova linha de produção de farinha de milho fortificada. “Este financiamento, vai trazer muitos benefícios para nós. É um crescimento que nós estamos a ter”, frisou. A empresa concorreu ao financiamento para melhorar as condições e expandir a capacidade de produção industrial.

actividades