A ADIN integra a delegação de Moçambique na Expo Osaka 2025 tendo na agenda a apresentação dos projectos e potencialidades de investimento no Norte de Moçambique, com especial destaque para o Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte (PREDIN) e o AGRONORTE. A Primeira Ministra, Maria Benvinda Levi, que chefia a delegação de Moçambique, enalteceu a importância da parceria entre Moçambique e Japão, referindo que o Japão é um parceiro estratégico no desenvolvimento de Moçambique, com investimentos em sectores vitais como a agricultura, infraestruturas, energia, saúde e capital humano. De entre outros projectos, a Primeira Ministra referenciou os projectos em curso no Norte de Moçambique, tais como a reabilitação e modernização do Porto de Nacala, a participação japonesa na exploração de gás natural liquefeito (GNL), na Bacia do Rovuma, bem como a mitigação dos efeitos do terrorismo em cabo Delgado.
Ontem, 16 de Junho, dia de Moçambique na Expo Osaka 2025, a ADIN, em cuja delegação inclui os representantes dos governos das 3 províncias do Norte de Moçambique, realizou a apresentação de projectos e oportunidades de investimentos que compõem as potencialidades da região norte de Moçambique, tendo como destaque o projecto AGRONORTE.
As celebrações do dia de Moçambique na Expo contaram com diversas actividades, que incluíram a abertura oficial do evento, a realização de um fórum de negócios Moçambique Japão, a realização de visitas de reciprocidade entre Moçambique e Japão nos seus pavilhões. O momento mais alto das celebrações aconteceu com a realização de um concerto multidisciplinar na arena de eventos da Expo 2025.
A delegação de Moçambique, chefiada pela Sra Primeira Ministra, contou com a presença do Ministro da Economia, Secretária de Estado das Artes e Cultura, Presidente da ADIN, Governadores de Nampula, cabo Delgado e Niassa e outros quadros e representantes de empresas e instituições públicas.



