Mais de 5.000 empresas foram capacitadas e 15 milhões de dólares disponibilizados em subvenções, através do Conecta Negócios, uma iniciativa do Governo de Moçambique, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e financiada pelo Banco Mundial.
A iniciativa aposta na certificação, profissionalização e financiamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), preparando-as para integrarem as cadeias de fornecimento de grandes empreendimentos em Moçambique, com enfoque para o Corredor Logístico de Nacala, província de Nampula, zona norte.
Os dados foram partilhados hoje, em Nampula, por Joel Sauane, especialista de desenvolvimento empresarial, no quadro de uma missão de supervisão em curso na província de Nampula, destacando que o projecto já alcançou importantes marcos na sua implementação.
Explicando a filosofia das acções em curso, Joel Sauane assegurou que, as formações são estruturadas em duas abordagens: ligações à montante, destinadas às PMEs com potencial de fornecer produtos e serviços aos megaprojectos, e ligações de consumo, voltadas para microempresas com potencial de crescimento mas ainda com uma estrutura pequena.
“Numa primeira fase, as PMEs são capacitadas em gestão de negócios, inclusão de género, competitividade verde e competências digitais. Na segunda fase, passam para o processo de certificação ISO 9001, necessária para fornecer bens e serviços aos megaprojectos, e depois podem concorrer às subvenções”, explicou Sauane.
Segundo a fonte, a meta global é capacitar 9.000 MPMEs, das quais já foram formadas 6.000, das quais 2.900 sediadas em Nampula, onde se perspectiva atingir 3.000. Garantiu que, para apoiar financeiramente estas empresas, estão disponíveis 15 milhões de dólares em subvenções, divididos igualmente 7,5 milhões para microempresas e 7,5 milhões para PME’s.
O processo de capacitação tem a sua coordenação e acompanhamento da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) a nível das províncias de Nampula e Cabo Delgado, na qualidade de entidade co-implementadora do projecto.