CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MULHERES, PAZ E SEGURANÇA 

Nesta quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, foi aberta a conferência nacional sobre Mulheres, Paz e Segurança pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, um projeto que tem como objetivo principal, assegurar que as mulheres e raparigas contribuam e tenham maior influência nos processos de construção de paz sustentável e resiliente, assim igualmente na prevenção de conflitos e desastres no centro e norte de Moçambique, especificamente em 4 províncias afetadas por conflitos, nomeadamente, Manica, Sofala, Cabo Delgado e Nampula. 

Na abertura da conferência , o Governador de Cabo Delgado, disse que, os ataques terroristas tem afetado negativamente o bem estar das famílias. “os ataques terroristas que a nossa Província tem sido vítima ao longo dos últimos anos tem afetado negativamente o bem estar das famílias em particular das mulheres e raparigas, retardando significativamente o crescimento econômico e social”- disse, Valige Tauabo.

A Representante da Organização de Mulheres de Cabo Delgado, Isabel Prostamo, disse que a situação de mulheres, raparigas e crianças, nunca foi saudável.

“A situação das mulheres, raparigas e crianças nesta provincia, desde sempre, nunca foi saudável, por diversas razões a nomear, culturais, o baixo índice de escolarização e para piorar, o conflito da insurgência armada que dura já a cerca de 6 anos, sem rosto e sem muita informação que permita formar estratégias de acabar em breve trecho”- disse, Isabel Prostamo.

Ainda na mesma senda, Isabel Prostamo avançou o seguinte.

“As mulheres e raparigas nesta provincia, apesar de serem desproporcionalmente afetadas por conflitos, inclusive a partida dinâmica de vitimização e específica, mulheres são sistematicamente excluídas do processo de paz.”- disse, a Representante da Organização de Mulheres em Cabo Delgado, Isabel Prostamo. 

O Governo de Moçambique, através do Ministério de Gênero, Criança e Acção Social e com o apoio da ONU Mulheres, iniciou em 2016 a formulação do plano Nacional de Acção sobre Mulheres, paz e Segurança de modo a poder estimular a implementação nacional.

Em maio de 2018, o Governo de Moçambique, aprovou o Plano Nacional de Acção sobre Mulheres, Paz e Segurança 2018 e 2022, que visa promover os direitos humanos de mulheres e raparigas em contextos de conflito armado e pôs conflito.

A conferência nacional sobre mulheres, paz e segurança juntou mulheres de várias instituições nacionais e internacionais que discutiram vários temas entre: Experiências Internacionais e Continental sobre a participação e liderança das mulheres e mulheres jovens em acções políticas, de paz e segurança, de resposta a crises e de resiliência e recomendações para Moçambique, a Sessões de Reflexão sobre: Propostas de

estratégias de reforço de coordenação das acções no âmbito da agenda mulheres, paz e segurança, incluindo ações humanitárias e resposta a crises.

O encontro teve a duração de 2 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *