A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES (OIM) REALIZOU UM SEMINÁRIO DE CONSULTA E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO COM O GOVERNO DE CABO DELGADO

PEMBA, 15 DE FEVEREIRO DE 2023

A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES (OIM) REALIZOU UM SEMINÁRIO DE CONSULTA E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO COM O GOVERNO DE CABO DELGADO

Foi realizado em PEMBA o seminário de consulta entre o Governo em Cabo Delgado e a Organização Internacional para as Migrações em Moçambique.

O seminário que tinha por objectivo trazer uma radiografia da actuação da OIM no Norte de Moçambique e em particular em Cabo Delgado contou com a participação do Governo Provincial e Governos distritais, dirigido pelo Governador da província de Cabo Delgado Valige Tauabo e moderado pelo presidente da comissão executiva da ADIN, professor catedrático Armindo Ngunga.

Este encontro serviu igualmente para analisar as ações da OIM na resposta à crise humanitária vivida em Cabo Delgado e nos distritos afectados pelo terrorismo. Daí que foram propostos alguns temas para análise como:

– A Visão geral da OIM em Moçambique e roteiros para o Norte de Moçambique;

– As Prioridades estratégicas do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado (PRCD);

– Carteira de Projectos de Desenvolvimento de Cabo Delgado;

No discurso de abertura do seminário o Governador de Cabo Delgado Valige Tauabo, disse que é necessário abrir espaços e prover meios para empoderar as comunidades afectadas pelo terrorismo, porque não há recursos para tudo e para todos. É necessário priorizar as ações tendo em conta a realização das actividades que podem impulsionar o crescimento das comunidades e seus membros.

Armindo Ngunga, presidente da ADIN reconhece que a OIM deve continuar a colaborar com o Governo na implementação de programas de apoio emergencial e de desenvolvimento mas somente nas suas áreas de actuação.

O presidente da ADIN, acredita que se cada organização das Nações Unidas que actua em Cabo Delgado fizesse seu trabalho específico, a província estaria com menos problemas. Daí recomenda que haja mais coordenação das actividades entre elas e o Governo.

Armindo Ngunga, apelou para que nos próximos tempos possa haver um encontro de planificação entre todos os parceiros de cooperação junto com o Governo, para que se faça o mapeamento das áreas de atuação de cada um, de modo a evitar a sobreposição de actividades na província.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *