LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DE MAROKANI  NA LOCALIDADE DE NANJUA, DISTRITO DE ANCUABE.

ANCUABE, 18 DE NOVEMBRO DE 2022

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DE MAROKANI  NA LOCALIDADE DE NANJUA, DISTRITO DE ANCUABE

Trata-se de uma infraestrutura que se enquadra no Projecto de Recuperação da Crise do Norte da Província de Cabo Delgado com o financiamento global de 200 milhões de Dólares doados pelo Banco Mundial.

A obra irá compreender, um bloco de Consultas Externas e outro de Maternidade com os seguintes serviços: sala tratamento de tuberculose, dois gabinetes de consultas, Laboratório, Farmácia, Sala de observação, sala de partos, puepério, consulta de PAV, Lavandaria, Cozinha, duas residências do tipo II para os técnicos de saúde e um sistema de gestão de lixo hospitalar.

Este modelo de infraestrutura, foi recentemente actualizado com equipas nacionais e internacionais de forma a incorporar por um lado, os elementos que garantem a resiliência face aos desastres naturais resultantes de alterações climáticas que têm afectado o País e, por outro, para enquadrar aspectos da conjuntura actual recomendadas pela OMS.

A Localidade de Nanjua cuja população actualmente percorre cerca de 10 quilómetros para ter acesso a uma unidade sanitária, já constava há muito tempo, na lista de lugares prioritários para a construção de um Centro de Saúde do Tipo II, dentro do plano de extensão das unidades sanitárias em Cabo Delgado. Esta necessidade, cresceu com o acolhimento dos deslocados internos através da criação da aldeia de reassentamento de Marokani.

O Lançamento da primeira pedra foi procedido pelo Governador de Cabo Delgado Valige Tauabo e contou com a presença da ADIN (Coordenador do projecto) , O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) implementador, líderes comunitários e outros membros do Governo.

Durante o seu discurso o Governador de Cabo Delgado afirmou ter convicção que ao aumentar a capacidade de oferta dos serviços de saúde primários, com a implantação da referida obra em Marokani, o Governo estará a contribuir de forma efectiva e decisiva para que o seu acesso seja de forma mais extensiva e rápida, contribuindo assim para o combate as doenças que enfermam o povo.

Refira-se  que o orçamento deste centro de saúde está estimado em 74 milhões de meticais, com o período de execução de 10 meses até Agosto de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *