Reunião sobre Habitação condigna e resiliente, uma necessidade de todos.

NAMPULA, 22 DE NOVEMBRO DE 2022

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e UN-Habitat, e Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), reuniram-se nesta terça-feira (22.11.2022) para discutir a temática “Habitação condigna e resiliente uma necessidade de todos” e o acesso a habitação adequada fundamentando-se numa análise dos avanços recentes na implementação da política e estratégia de habitação de 2011. E ainda Avaliar as estratégias e políticas nacionais relevantes para promover acesso a habitação adequada e resiliente nas zonas rurais do Norte de Moçambique.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado na província de Nampula Mety Gondola que dirigiu a Abertura do mesmo, o PCE da ADIN Armindo Ngunga, A representante residente do PNUD Narjess Saidane, o PCA do Fundo de Fomento de habitação Armindo Munguambe, o Administrador do distrito de Nampula, membros do Governo das províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, quadros da ADIN e outros seguimentos da sociedade. 

O secretário de Estado na província de Nampula Mety Gondola, mostrou satisfação pela preocupação da ADIN na melhoria da habitação no meio rural e defende que a habitação segura é o ponto de partida para que haja tranquilidade nas actividades acometidas e redução dos riscos migratórios. Gondola, ainda recomenda que os eventos extremos também sirvam de reflexão no debate pois acredita que discutir a questão de habitação apenas na estruturação física e não tomar em conta a proteção em relação aos eventos extremos não é o melhor caminho.

Por sua vez, o professor catedrático Armindo Ngunga na sua intervenção disse: “Elegemos este tema “habitação condigna e resiliente, uma necessidade de todos, porque todos nós merecemos viver condignamente, não interessa se é na aldeia ou na cidade, o que distingue a cidade do campo não é o nível do desenvolvimento mas a qualidade de vida que se encontra em cada um dos sítios. Por esta razão temos estado a trabalhar de forma incessante na busca de parcerias para vender este conceito de desenvolvimento e que ele não seja olhado apenas em termos de números e sim pela qualidade de vida”.

As temáticas discutidas durante o debate foram:

1. Experiência de outros países: apresentação sobre programas de habitação rural de outros países, sumário de casos de estudo.

2. Introdução de Previsão Estratégica Futura na Planificação e Desenho de Soluções para Acesso a Habitação Condigna, ano 2035

3. Introdução de Previsão Estratégica Futura na Planificação e Desenho de Soluções para Acesso a Habitação Condigna, ano 2035

4. Matriz de funções (Uma solução para melhoria de acesso a habitação e aceleração de ordenamento do território)

Durante 4 horas de debate o encontro foi satisfatório e durante o encerramento do mesmo, o PCE da ADIN, afirmou que este foi o primeiro encontro, dos próximos que virão para discutir a questão da habitação, o conceito de desenvolvimento promovido pela ADIN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *