MAPEAMENTO DE INFRAESTRUTURAS DE ÚLTIMA MILHA COM GRANDE POTENCIAL DE GERAR LIGAÇÕES ECONOMICAS EM BALAMA

CABO DELGADO, 23 DE MARÇO DE 2023

O Governo de Moçambique (GoM), com o apoio do Banco Mundial, através do Ministério da Economia e Finanças (MEF) está a implementar o projecto de Ligações Económicas para

a Diversificação (EL4D/PLED). O objectivo é fortalecer o desempenho das Pequenas, Micro e Médias Empresas (MPME’s) no país, através das

ligações económicas. 

O projecto tem três componentes: (i) desenvolvimento das ligações econômicas através de competências, finanças, e melhoria da qualidade ; (ii) permitir elementos de apoio

às ligações econômicas; (illl) gestão do projecto. O projecto prioriza as Províncias de Cabo Delgado, Nampula e Tete que são algumas das principais áreas onde grandes investimentos estão a ter lugar.

A TWIGG, uma empresa no ramo mineiro que explora grafite na zona, no âmbito da sua responsabilidade social e em parceria com o governo local, levou a cabo a implantação de um mercado grossista em Balama. Sendo assim, surgiram debates sobre outras opções de infraestruturas complementares às que foram implantadas pela TWIGG. Por outro lado, de acordo com o Master Plan do governo, existe iniciativa de criação de um Parque Industrial que será integrado ao corredor de Balama’.

Neste contexto a ADIN um dos grandes intervenientes na linha de frente da persecução desde projecto, o Governo da província de CD, e a Unidade de Coordenação do PLED juntaram-se ao Governo do distrito de Balama, acolhedor do projecto na manhã de quinta-feira (23.03.2023) para mapear o local proposto para acomodar o mercado abastecedor de balama e por ordem de prioridade e forma participativa e inclusiva, as infraestruturas de última milha estratégicas existentes e/ou por estabelecer em Balama;. 

Acredita-se que haja uma complementaridade entre o mercado grossista já existente e o parque industrial CDparks, mais no entanto são projectos diferentes e financiamentos diferentes.

Armindo Ngunga PCE da ADIN, mostrou-se satisfeito com o local proposto para a implantação do mercado abastecedor de Balama e apelou a aceleração do processo.

Refira-se que pretende-se que o mercado abastecedor de BALAMA seja um centro logístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *