REPRESENTANTE RESIDENTE INTERINO DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) ANTÓNIO MOLPOCERES VISITA A ALDEIA DE MAROKANI EM ANCUABE

Nesta quarta-feira (29.03.2023) o representante interino do PNUD António Molpoceres, visitou a Aldeia de Marokani na sequência do encontro que manteve com Armindo Ngunga dirigente da ADIN, agência que promove ações de desenvolvimento nesta aldeia.

Molpoceres, foi recebido com sorriso e esperança pelos residentes de Marokani, que acreditam num futuro cada vez mais risonho e de paz reconstruindo suas vidas em Marokani.

A visita foi orientada pelo coordenador da Unidade de Gestão de Programas de Comunicação e Assuntos Transversais (UGPCAT) Jaime Nicols, que de forma detalhada partilhou a história de vida das mil famílias habitantes desta aldeia.

De forma seqüencial o Representante residente interino do PNUD visitou pontos como: As salas de aulas existentes e em construção, o centro de saúde em construção, o posto policial, o campo de futebol e as casas concluídas e não concluídas.

O representante do PNUD interagiu bastante com a população da aldeia que acompanhava a visita, mostrando o interesse de ouvir na primeira pessoa, como estes vivem e se pretendem um dia voltar as suas zonas de origem, bem como as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. Foram ainda questionados qual era o empreendimento que gostariam de receber e que ainda faltava em marokani.

Em resposta às questões colocadas, os residentes de Marokani pediram ao PNUD a construção de uma Escola Secundária de Raiz, material para cobertura das suas casas e Kits de auto-emprego para os jovens se ocuparem nas horas vagas e para reduzir a dependência do apoio do Governo.

Em contrapartida, Molpoceres garantiu que anotou cada uma das preocupações e mostrou-se preocupado ainda com o facto de algumas casas não conterem o chão argamassado, olhando para este facto com prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *