Projecto de Resiliência do Norte- Moz Norte, a caminho do seu lançamento

O anúncio foi feito no encontro entre o Banco Mundial, a ADIN e parceiros nesta segunda-feira (25/10) em Pemba.

Na ocasião, Armindo Ngunga PCE da ADIN, apreciou positivamente o Facto deste projecto ser abr/angente na região contrariamente de outros projectos do Norte com pouca abrangência geográfica.

A Líder da equipa do Banco Mundial Franka Braun apresentou os objectivos do projecto onde referiu que o mesmo visa melhorar a situação de subsistência e alívio a pobreza das comunidades sobretudo as mais vulneráveis a mudanças climáticas e a insegurança militar.

Entre várias componentes o Moz Norte abarcará: o Apoio na agricultura sustentável e resiliente ao clima com intervenções com meios e tecnologias de produção numa modalidade de fomento directo aos produtores agregados e assistidos pelos extensionistas e mais tarde aos produtores comerciais emergentes (PACEs) esta componente também contempla a subcomponente de pescas que com a iniciativa MaisPeixe irá assegurar assistência técnica as comunidades pesqueiras na melhoria das suas técnicas de produção para o aumento da produtividade e rendimentos.

Momade Nemane, representante do MADER, afirmou que o projecto contempla igualmente o apoio às comunidades locais através do Fundo de Desenvolvimento Comunitário (CCDF) que prevê financiamentos a vários seguimentos sociais e de gestão dos Recursos Naturais , Governos Distritais e Sector Privado. É nesta componentes se prevê a construção de infra-estruturas sociais e econômicas nas áreas de implementação.

O projecto abrangerá 18 Distritos nas três províncias do Norte. O domínio geográfico já está definido, faltando validar a lista definitiva dos Distritos abrangidos.

O projecto foi igualmente apresentado ao Conselho Executivo Provincial (CEP) representado pelo Director do Gabinete do Governador da Província, o qual afirmou o compromisso de lado a lado com o BM e a ADIN, assumir este projecto e adequá-lo a actual realidade da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *